Artigos de Jornal

Nessa página você encontra artigos de jornal publicados por Paulo Henrique Martins em sua coluna de opinião no jornal O Povo.

Lições do imperialismo (Artigo de jornal)

Onde fica a capital do Brasil? Em Buenos Aires. Este relato faz parte do anedotário cômico sobre a ignorância dos cidadãos norte-americanos com relação ao mapa geopolítico mundial. Outro relato, recente, é…

O novo radicalismo de direita (Artigo de jornal)

Em 1967, Theodor Adorno, um dos formuladores da Teoria Crítica fez uma palestra intitulada “Aspectos do novo radicalismo de direita” que surpreende pela atualidade. Segundo ele, apesar das alterações de…

Política e delírio coletivo (Artigo de jornal)

O delírio coletivo que tomou conta de milhares de brasileiros que pedem golpe militar neste contexto pós-eleitoral é sintoma de uma patologia política. Como explicar o fato de que pessoas…

A regra de ouro da democracia (Artigo de jornal)

A eleição de Lula criou expectativas sobre um novo ciclo de desenvolvimento capaz de conciliar justiça social e ambiental com crescimento sustentável. Do ponto de vista teórico o programa é…

Sobreviventes do desenvolvimento

O livro “Os dois Brasis” de J. Lambert ficou famoso na época de sua publicação (1967) ao propor que o desenvolvimento do “Nordeste rural atrasado” deveria passar pela possibilidade de…

Encruzilhadas racistas (Artigo de Jornal)

No Brasil, muitos identificam o racismo a preconceitos contra afrodescendentes. Contudo, o assunto é mais complexo. Além de envolver estes e outros grupos étnicos como os indígenas, ele também está…

Corporativismo militante (Artigo de Jornal)

O corporativismo é um fenômeno presente em todas sociedades históricas. Ele constitui o ethos de grupos de interesses que compartilham visões próprias de mundo e sentimentos de autodefesa, nas esferas…

Três saídas para o Brasil

Com a “desglobalização”, o mundo está em busca de saídas. H. Kissinger, ex-secretário de Estado dos EUA vê três saídas para a guerra na Ucrânia: na primeira, o conflito se…

O Brasil na bacia de almas (Artigo de Jornal)

Antigamente, nas reformas dos cemitérios, os restos mortais não identificados eram colocados num grande recipiente chamado “bacia de almas”. A expressão é utilizada até hoje como metáfora para o ato…

Vidas sem destinos (Artigo de Jornal)

“Estado de exceção” (Agamben, 2015) é um modo de gerir o poder mediante dispositivos abusivos que suprimem a legalidade e ameaçam os direitos de cidadania e a democracia. Este estado…

Gostou? Clique aqui para ver mais!

Um site WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: