A colonialidade constitui o outro lado da modernidade, assim como a colonização, o outro lado da modernização ocidental. Se a análise da modernidade pelo lado de dentro das fronteiras do capitalismo permite se mirar as luzes da emancipação, a análise da modernidade pelo lado de fora, da colonialidade, permite se entender a lógica do obscurecimento e do genocídio. A TCC constitui o esforço de revelar a emergência de novas, plurais e diversificadas produções intelectuais no Norte e no Sul globais que estão permitindo superar as fronteiras da modernidade e da colonialidade para revelar as heterotopias possíveis para o humano. – Paulo Henrique Martins
Teoria Crítica da Colonialidade – Paulo Henrique Martins (Livro)
Apresentação Teoria Crítica da Colonialidade de Paulo Henrique Martins é uma reflexão sobre as crises atuais e uma proposta, até mesmo antevisão, de metamorfose epistêmica, metodológica, moral e afetiva. Sua…
A decolonialidade da América Latina e a heterotopia de uma comunidade de destino solidária – Paulo Henrique Martins (Livro)
Este livro é uma reflexão sobre o desenvolvimento do pensamento crítico na América Latina. Paulo Henrique Martins delineia um entendimento teórico da síntese da sociologia latino-americana que envolve dialogicamente a…
La decolonialidad de América Latina y la heteretopía de una comunidad de destino solidária – Paulo Henrique Martins (Livro)
Este livro é uma reflexão sobre o desenvolvimento do pensamento crítico na América Latina. Paulo Henrique Martins delineia um entendimento teórico da síntese da sociologia latino-americana que envolve dialogicamente a…
Ainda somos brasileiros? (Artigo de jornal)
A resposta depende da perspectiva de observação. Se for jogo do Brasil na copa do mundo todos são brasileiros, independentemente de condição social, de gênero, de etnia ou de religião.…
Esplendor do cosmopolitismo e tristeza dos trópicos (Artigo de jornal)
Kant foi um visionário. Há dois séculos, sem mesmo sair de sua cidade natal, Königsberg, ele intuiu no seu “A paz perpétua” (2008) a importância de um cosmopolitismo moral e…
Itinerário de decolonialidade de uma prática acadêmica (Entrevista)
Nesta entrevista cedida a revista Cronos, dedicado ao tema (De)Colonialidades, Fronteiras e Saberes, Paulo Henrique Martins – Sociólogo e Professor Titular da UFPE – faz-nos compartilhar de sua vivaz narrativa,…