Apresentação
Teoria Crítica da Colonialidade de Paulo Henrique Martins é uma reflexão sobre as crises atuais e uma proposta, até mesmo antevisão, de metamorfose epistêmica, metodológica, moral e afetiva. Sua atualidade se explicita diante dos atuais acontecimentos no Brasil, na América latina e demais regiões. Nele, a constatação de uma crise do desenvolvimentismo é, ao mesmo tempo, um ato de resistência à recolonialidade neoliberal em curso.
O livro dialoga e sistematiza as teorias críticas europeias, os estudos pós-coloniais e as experiências do Norte e do Sul. Quando a fragmentação corrente transforma a polarização e as fronteiras em uma tentação, o autor dirige o olhar para a emergência de uma Teoria Crítica da Colonialidade que floresce nas margens e intersecções, num entre-lugar que promete a descolonização do ser, do saber e do poder.
Com este livro, prefaciado por Joanildo Burity, o Ateliê de Humanidades Editorial reforça a sua vocação crítica e pública. Entregamos ao leitor não um catálogo das ruínas do tempo, ou um lamento a se juntar ao coro dos abatidos, mas sim um esforço de razão, afeto e heterotopia para reconstrução de um horizonte humanista, ao mesmo tempo descolonizado e descolonializador, no século XXI.
Formato: Capa Comum
Autor: Paulo Henrique Martins
Editora: Ateliê de Humanidades Editorial
Páginas: 330
Ano: 2019
ISBN: 978-65-8029-10-69
Preço: 55,00