Apresentação
Políticas da dádiva: associação, instituições, emancipação é o segundo volume dos estudos de Teoria Crítica da Dádiva empreendidos por Paulo Henrique Martins, cujo primeiro volume é o livro Itinerários do dom: teoria e sentimento (Ateliê de Humanidades Editorial, 2019).
A dádiva pode oferecer uma perspectiva dinâmica sobre os eventos políticos que seja adequada à análise crítica da atual realidade global, nacional e regionalmente descentralizada. O sistema de dádivas continua a ser uma referência ontológica da política, que engloba tanto a vida privada e a sociedade civil quanto o Estado e o espaço público. A partir de uma abordagem relacional do dom, o autor busca contribuir para, por um lado, iluminar os mecanismos de alienação e inibição cognitiva e moral dos agentes sociais e públicos e, por outro, desfazer os entraves burocráticos e utilitaristas que impedem as possibilidades de emancipação de novos saberes e práticas de vida.
Como os circuitos de reciprocidade e de decisão políticas se movem por fronteiras abertas, é importante entender as margens de autonomia dos sistemas estatais na organização de políticas geradoras de novas solidariedades entre públicos e gestores. Por isso, a dádiva faz um aporte singular para pensar o Estado e conceber a ação pública. Com uma imaginação produtiva e um compromisso emancipatório que lhe são peculiares, Paulo Henrique Martins apresenta então os meios pelos quais podemos reconstruir o bem comum democrático, através do fortalecimento recíproco entre a vida associativa, a atividade intelectual-crítica e as instituições estatais e públicas.
Formato: Capa Comum
Autor: Paulo Henrique Martins
Editora: Ateliê de Humanidades Editorial
Páginas: 362
Ano: 2023
ISBN: 978-6586972153
Preço: 78,00